sexta-feira, 3 de junho de 2011

CONCURSO GUARDA MUNICIPAL DO RIO DO JANEIRO

As guarda Municipais no Brasil cresce pela própria Nessidade dos munícipes.

Quando chega periodo de capanhas municipais para prefeito uma das proposta de campanha dos candidatos a prefeito é a diminuição da violência urbana, e como a segurança pública é um dever do estado conforme, Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
§ 8º - Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. Então quando um dos candidatos é eleito este sente não so a necessidade de cria ou aumenar o contigente de gurdas como criá-las para a propria manutenção de sua governabilidade, além da pressão da sociedade para a sua sensação e conforto.
A cidade do Rio de Janeiro, abre edital chamando 2.000 mil novos guarda municipais, além dos 1.000 que estão completando o quadro de efetivo, sendo que até 2012, serão 3000 no total de no agentes.
Isso é mais que comprovação da realidade das Guardas Municipais no Brasil.

As inscrições para o concurso público da Guarda Municipal do Rio de Janeiro começam às 10h desta terça-feira (31). São 2 mil vagas para cargos efetivos. O salário base é de R$ 630,76 e a carga horária, de 44 horas semanais. As inscrições vão até o dia 10 de junho.
Os candidatos poderão se inscrever somente pela internet, por meio de um requerimento disponível no site oficial do concurso. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50.
O concurso terá cinco etapas: prova objetiva (língua portuguesa, noções de direito administrativo e constitucional, direitos humanos e cidadania, ética do servidor na administração pública e noções de informática); provas antropométrica e física; avaliação psicológica
- exame social e documental; e curso de formação.
Este é o primeiro concurso para a guarda municipal na gestão do prefeito Eduardo Paes.
Veja abaixo os pré-requisitos para os candidatos a novos guardas:

- Idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
- Idade máxima de 30 anos completos até o último dia de inscrição;
- Estatura mínima é de 1,65m para homem e 1,60m para mulher;
- Ter ensino médio completo;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e não ter sido licenciado por motivos disciplinares e judiciais de corporação militar, Polícia Militar ou bombeiro militar, de qualquer unidade da federação e de guardas municipais e guardas civis metropolitanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário