segunda-feira, 30 de maio de 2011

PIO NETTO

PIO NETTO

Iniciaremos uma série de entrevistas com personalidades que estão ou estiveram na guarda de Belém e de outras do estado do Pará.
 A primeira entrevista é com o Dr. Pio Meneses Veiga Netto, que foi o 9º comandante da Guarda Municipal de Belém e segundo como o prefeito Duciomar Costa, substituindo o Cel. Machado. Pio Netto é vereador de Belém pela segunda vez e também foi deputado estadual por um mandato pelo Estado do Pará, além de exercer o cargo efetivo de delegado de polícia civil no Pará.
   VIDA PROFISSIONAL E POLÍTICA
Pio Menezes Veiga Netto, brasileiro, divorciado, nascido a 11.12.1964 (43 anos) é Bacharel em Direito formado pela Universidade Federal do Pará em 1986 e Cronista Esportivo desde 1983, com 25 anos de atividades ininterruptas na Imprensa Esportiva Paraense. É Delegado de Policia concursado e com pós graduação em Segurança Pública, tendo dirigido as principais Seccionais Urbanas de Policia Civil do Estado, todas como Delegado Titular. Foi Vereador de Belém de 2001 a 2002 e Deputado Estadual de 2003 a 2006.
ATUAÇÃO PARLAMENTAR
ATUAÇÃO NOS VEICULOS DE COMUNICAÇÃO
Jornal Diário do Pará - período de 1983 a 1991 - Funções de Editor de Esportes e Colunista Esportivo.
TV RBA - período de 1986 a 1993 - Função de debatedor permanente do programa Bola em Jogo.
Rádio Liberal AM - período de 1990 até atualidade - Função de Comentarista Esportivo.
TV SBT - período de 2001 até
Jornal O LIBERAL - Colunista Esportivo desde 2003.
CARGOS RELEVANTES OCUPADOS
Coordenador Geral da Fundação Desportiva do Pará, responsável pela gestão do Estádio Olímpico do Pará-Edgard Proença (Mangueirão).
Presidente da Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Pará - ACLEP - de 1991 a 1992.
Vereador do município de Belém, eleito em 1999.
Deputado Estadual, eleito em 2002.
Inspetor Geral da Guarda Municipal de Belém – 2007.
Eleito vereador em 2008 com 9.156 votos.
Líder do PTB na Câmara Municipal de Belém 2009.
OUTROS FATOS EXPRESSIVOS
Recebeu o prêmio Bola de Ouro.
Foi considerado um dos Deputados Estaduais mais atuantes da ALEPA.
Foi eleito destaque do ano de 2007 pela Associação Comercial e Industrial de Icoaracy.
Recebeu o diploma de "Amigo do Ver-o-Pêso" em 2008.
Todos esses dados foram retirados do SITE do vereador Pio Netto.
A solicitação da entrevista foi feita através de E-mail, no dia 26/05/2011 e o retorno foi no dia 30/05/2011.
Vereador Pio Netto, solicito que o senhor possa responder este questionário, caso não seja constrangedor. Se possível, fico grato.
Pois irei postar esta entrevista nesta ferramenta virtual que estou iniciando  http://policiamunicipara.blogspot.com/
Belém – Pará, 26 -05 - 2011
Guarda Esaú da Cunha Araújo

PARCERIA DA CATEGORIA COM PIO NETTO.
Pio Neto quando comandante da GMB se comprometeu em elaborar e aprovar um projeto de mudança da GBEL, como: aumento do numero de efetivo de guardas para 2000; ensino médio; risco de vida; auxílio funeral em serviço; garantia de 70% (setenta por cento) do quadro efetivo da GBEL nos cargos comissionados de DAS. (Assessoramento superior na GBEL). Todos aprovados na CMB. Ficando apenas o plano de carreira que continua em debate pelo executivo que deverá estabelecer tempo de serviço do guarda para aposentadoria, levando em consideração que esta categoria está inserida como profissional de segurança pública, além dos critérios de insalubridade ou periculosidade e risco de vida que lhe permite aposentadoria especial, cabendo apenas o texto regulador do executivo municipal. Mas é importante lembrar que o maior feito no seu comando foi o retorno de dezenas de Guardas que foram demitidos na greve de 2003, além de um guarda que foi demitido por outro motivo injusto.   
Essas solicitações foram acordadas com a corporação, mas em especial com o SINGMEP (Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Pará) que na época era presidido pelo guarda Esaú que também foi contemplado, por ter sido demitido na greve, mas tudo dentro de uma parceria recíproca. A execução dessas solicitações está no decreto Nº 66.186/2011, datado do dia 14 de março, encerra um ciclo de conquistas dos guardas municipais de Belém, que encerra uma etapa, mas continua outra. Cito: inclusão do adicional de turno, aumento da gratificação de escolaridade e a inclusão do adicional de risco de vida. Todo o texto está no SITE da GBEL que hoje é comandada pala Inspetora Geral Ellen Margareth, que declara; - “Tenho acompanhado a luta desses parceiros ao longo da história”.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
1 – qual o quadro político da GMB quando o senhor entrou e saiu?
R - O quadro político encontrado na GBEL ao assumirmos o comando em março de 2007 era de completa instabilidade. Vários grupos questionavam o comando anterior, outros apoiavam e cheguei com o propósito de aglutinar. Modéstia à parte, conseguimos democratizar as decisões e com o apoio do prefeito Duciomar deixamos a Guarda com ótimo cenário e os avanços foram ampliados em nosso mandato de vereador e no comando da Dra. Ellen. Outro aspecto que me deixa orgulhoso foi o retorno dos Guardas demitidos no Governo anterior em função de suas lutas pela Instituição. Foi um compromisso que defendi e o Prefeito honrou. Como vc colocou, foi o encerramento de uma greve a volta de todos os Guardas demitidos.
2 - Qual foi o maior desafio na sua gestão como comandante da GMB?
R - Vários desafios foram colocados desde o início de nossa gestão. A união política em prol do crescimento da instituição, a realização de concurso público que solicitamos logo no início e foi concretizada sob o comando da Dra. Ellen, a modernização administrativa, o resgate da auto-estima do Guarda Municipal. De todos os desafios, penso que o concurso e a volta da motivação do Guarda foram prioridades alcançadas. Já como vereador, tive o privilégio de ser autor da Lei que trouxe os maiores benefícios que a corporação poderia esperar.
3– O senhor fez parceiros políticos, além de amigos?
R - Fiz amigos, parceiros e ressalto a qualidade dos profissionais que encontrei na Guarda Municipal. Aprendi muito durante o comando, fiz amizades para o resto da vida. Defendo a GBEL e seus integrantes com unhas e dentes e com conhecimento de causa.
4 – Qual diagnóstico hoje da GMB?
R - A Guarda Municipal hoje resgatou credibilidade, confiança da população e vai crescer ainda mais. Confio no comando da Dra. Ellen, profissional qualificada e apaixonada pela instituição. É óbvio que há bandeiras permanentes, como a dos salários e condições de trabalho, que sempre deverão merecer ajustes. Mas o quadro geral é bom e tenho certeza vai melhorar. Precisamos estender Às Guardas, ´principalmente das capitais, os benefícios conseguidos pelos integrantes do Sistema de Segurança Pública, como aposentadoria especial e outros.
5 – Fale do seu projeto na CMB para a GMB?
R - O nosso projeto praticamente honra os direitos almejados pelos guardas em suas lutas históricas. Na minha avaliação, é o verdadeiro Plano de Cargos e Salários da instituição. Quando sair o da PMB em geral, a Gbel já estará contemplada. Aliás, o Prefeito afirma que a nossa Guarda está entre as cinco melhores do Brasil. E eu concordo.
6 – Vereador, no art. 6, (a), que fala sobre uso de uniforme que exclui o comandante desta obrigatoriedade. O senhor nunca usou farda quando inspetor geral da guarda, isso não é uma deixa de que vossa excelência tem interesse de retornar a GMB?
R - O uso de uniforme é um dever do Guarda Municipal e uma faculdade do comando que, em regra, está de passagem pela Instituição. É assim que me sinto. Passei e contribui. Dei minha vida para fazer um bom trabalho e minha aceitação foi excelente. Quanto a possibilidade de um dia voltar, nada posso acrescentar. Seria um novo desafio que agora não está nos planos, mas não pode ser descartado. Continuo ajudando a GBEL como vereador de Belém.

7 – E a gestão da Inspetora Ellen Margareth?
R - Vejo com tranqüilidade o comando da Dra. Ellen. Tive o privilégio de tê-la como sub-comandante e conheço seus propósitos. É qualificada, guerreira e líder. Quando fui comandante, debatíamos todas as decisões e dificilmente divergimos. É natural a implementação de outros métodos, pois cada um pensa de forma diferente. Mas quando há boa intenção, tudo se ajeita. Mesmo com o sufoco de dirigir duas instituições de muito apelo, a Dra. Ellen mostra a cada dia a sua competência.
8 – Qual é a sua perspectiva em relação as guardas no Brasil?
R - As Guardas do Brasil vivem uma fase de crescimento e consolidação. Começaram a amadurecer politicamente e precisam levantar bandeiras de interesse da população. Sonho com guardas bem qualificadas, amigas da população. Vejo como grande desafio a conquista dos direitos assegurados aos integrantes do Sistema de Segurança Pública, uma demanda nacional.
Comentário final espontâneo
Não fez
AGRADECIMENTO.
Os organizadores dessa ferramenta virtual agradecem ao Dr. Pio Netto, por colaborar em participar voluntariamente dessa que é a primeira entrevista, portanto histórica para o blog, que está sendo preparado e em breve divulgado para todos, que, direto ou indiretamente fazem parte das Guardas Municipais do Pará, que muito em breve serão policiais de direito em texto constitucional. 
Por fim, Vereador Pio Netto, nós da Guarda Municipal de Belém, estamos gratos por tudo que o senhor fez a esta categoria. Se um dia for elaborado um ou outros livros sobre a GBEL, com certeza, o senhor deverá está em um dos capítulos, mas caso não seja escrito, V. Excelência, já está nos anais da história da nossa gloriosa Guarda Municipal de Belém.  
Muito obrigado meu amigo por ter sido fiel aos meus pedidos.
REFERÊNCIA
http://www.belem.pa.gov.br/gmb/palavra_comando.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário